Alistamento militar: jovens que completam 18 anos em 2025 têm até junho para se inscrever

Os jovens nascidos no ano de 2007 devem fazer seu alistamento militar no período de 04 de janeiro a 30 de junho de 2025. O cadastro pode ser feito no site alistamento.eb.mil.br. Para obter mais informações o munícipe também pode comparecer à Junta de Serviço Militar da cidade.

Serviço

Junta de Serviço Militar de Itapecerica da Serra Rua 13 de Maio, 100, Centro (Prédio do PAT)(11) 4165-2011 

REQUISITOS PARA ALISTAMENTO MILITAR ONLINE

JSM 091 DE ITAPECERICA DA SERRA SP

· Ter em mãos: RG, CPF

· POSSUIR E-MAIL, POIS O MESMO SERÁ NECESSÁRIO ABRIR NO COMPUTADOR PASSO A PASSO

1 - Realizar cadastro no site BRASIL CIDADÃO (https://scp.brasilcidadao.gov.br/scp/login )

 

2 - Ao fazer o cadastro no BRASIL CIDADÃO, abra seu e-mail e clique no linkde confirmação do cadastro.

 

3 - Entre no site do ALISTAMENTO MILITAR (https://www.alistamento.eb.mil.br )

 

4 - Clicar na opção “ QUERO ME LISTAR”, logo após clique em“ALISTAMENTO MILITAR”, depois clique em “ENTENDI QUEROPROSSEGUIR”

 

5 - Digite seu CPF e sua senha, conforme feito no 1º passo, após feito isso ésó preencher o formulário com seus dados e clique em salvar.

 

6 - Após feito isso, clique na opção “AGORA”, e seu certificado de alistamentomilitar (CAM) será baixado.

 

7 - Abra o arquivo e peça impressão.CAM – Certificado de Alistamento Militar Documentos Necessários(originais):

· Certidão de nascimento ou casamento

· RG e CPF.

· Comprovante de residência atual.

· Recolher taxa através de guia obtida na Junta de Serviço Militar.

· Recolher multa (somente em caso de alistamento fora do prazo legal)através de guia obtida na Junta de Serviço Militar.

 

2ª VIA (CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, CDSA (Certificadode Dispensa do Serviço Alternativo) e CI – (Certificado deisenção) Documentos Necessários (originais):

 

· Certidão de nascimento ou casamento.

· RG e CPF.· Comprovante de residência atual.

· Recolher taxa através de guia obtida na Junta de Serviço Militar.

· Carta religiosa autenticada pelo coordenador.

 

2ª VIA (CR-CERTIFICADO DE RESERVISTA) Documentos Necessários(originais e cópia simples):

· RG e CPF. 

· Cópia do Certificado de Reservista (caso possua).

· Comprovante de residência atual.

· 1 (uma) foto 3x4 recente com testa e orelhas descobertas, sem brincos e correntes ou piercing.

· Recolher multa através de guia obtida na Junta de Serviço Militar.

 

CERTIDÃO DE TEMPO DE SERVIÇO MILITAR Documentos Necessários

(originais e cópia simples):

· RG e CPF.

· Cópia do Certificado de Reservista ou documento que comprove vínculo com as Forças Armadas (caso possua).

· Comprovante de residência atual.

Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) realizado, anualmente, no período de 09 a 16 de dezembro, para todos os reservistas licenciados e os portadores de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) em situação especial nos últimos 05 (cinco) anos e aqueles que estão com suas apresentações em atraso.

Como fazer a apresentação no EXAR:

· Apresente-se no Quartel onde você serviu ou na Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência.

· Se você se encontra no exterior, apresente-se na Repartição Consular doBrasil, que é o órgão executor do Serviço Militar no Exterior.

- Via internet, através do endereço www.exarnet.eb.mil.br. Caso não seja possível a efetivação da apresentação eletrônica, o cidadão deverá dirigir-se a um órgão do Serviço Militar (quartel, junta ou representação consular). Atenção: a apresentação via internet é válida somente para reservistas com apresentações em dia. A 5ª e última apresentação deverá ser presencial em um órgão do Serviço Militar. 

 

Local de Atendimento:

Local de Atendimento:
 Junta Militar de Itapecerica da Serra/SP.
 Subordinada à 3ª Del SM/4ªCSM.
 Delegado: Joelmo Carlos Cardoso  - 2º Tenente.
 Presidente: Prefeito Municipal – Ramon Pires Corsini.
 Secretário: William Henes Vieira Rios .
 Endereço: Rua Treze de Maio, 100 – Centro - Itapecerica da Serra/SP.
 Telefone: 4165-2011
 E-mail: jsm091@itapecerica.sp.gov.br
 Horário de alistamento e expedição de documentos: 8:00 às 15:00 horas.

Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra

Comentários